CITOPATOLOGIA (PAAF, LÍQUIDOS, RASPADOS E DESCARGA PAPILAR)
- Imprimir
- Relatar um erro
- A+ Aumentar a fonte
- A- Diminuir a fonte
A Citopatologia é a área de atuação da Patologia que estuda as doenças a partir de observação ao microscópio de células obtidas por esfregaços, aspirados, raspados, centrifugação de líquidos e outros métodos. Praticamente todos os órgãos e tecido podem fornecer material para o estudo citológico, permitindo exame rápido, pouco invasivo e não-traumático. As amostras celulares são dispostas em lâminas de vidro identificadas e posteriormente coradas pela técnica de Papanicola ou outra, como Panótico ou Giemsa.
A técnica de punção aspirativa com agulha fina (PAAF) é amplamente utilizada na investigação de tumores e outras lesões em órgãos superficiais (mama, pele, tireóide, linfonodos, glândulas salivares, etc.) ou profundos (pulmão, fígado, pâncreas, rim, etc.). São vantagens do método a simplicidade e o baixo custo da técnica, podendo ser realizado em consultório, ambulatório ou no próprio laboratório. Algumas vezes, há necessidade de utilização de métodos de imagem (ultrassonografia, tomografia computadorizada) para mais precisa localização da lesão, especialmente em órgãos profundos. Os resultados podem distinguir tumores malignos de benignos ou reconhecer lesões inflamatórias, eventualmente, dispensando a realização de procedimentos cirúrgicos. Por outro lado, a confirmação do diagnóstico pode tornar-se necessária, em vários casos, em virtude das limitações do procedimento para estabelecer diagnóstico final.
Regras gerais para uma boa coleta:
Coletar no laboratório urina, secreção mamária ou escarro em frasco com álcool 95% na proporção de 1:1 ou formol na proporção de 1 parte de formol para 5 parte do líquido a ser estudado.
Mama: No laboratório serão preparados esfregaços identificando-se a lateralidade e em caso de lâmina secar ao ar a coloração é o panótico e no caso de fixada com spray ou álcool, faz-se o Papanicolaou.
Sinonímia: Citologia de líquidos, descarga papilar
Acondicionamento: Manter a temperatura ambiente e longe da luz
Frasco com líquido: Manter em geladeira
As PAAF’s são realizadas pelo médico assistente em caso de lesões superficiais ou por um médico ultrassonografista, em caso de lesões profundas.
Sinonímia: Punção aspirativa por agulha fina
Acondicionamento: Lâminas: Lâminas em fixador (spray ou em álcool 95%). Manter a temperatura ambiente e longe da luz. Deve-se anotar o nome e lateralidade no frasco e nas lâminas as iniciais do nome a lápis
Frasco com líquido: Manter em geladeira até ser enviado ao laboratório o mais rápido possível ou colocar álcool 95% na proporção de 1:1 ou formol na proporção de 1 parte de formol para 5 parte do líquido a ser estudado