COLPOCITOLOGIA (PREVENTIVO DE COLO UTERINO)
- Imprimir
- Relatar um erro
- A+ Aumentar a fonte
- A- Diminuir a fonte
A colpocitologia oncótica (também conhecido como exame preventivo ou Papanicolau) é o exame mais utilizado para prevenção do câncer do colo do útero. É recomendado que o exame seja feito uma vez ao ano em mulheres ativas sexualmente ou não.
O exame consiste na coleta de material do colo do útero, é simples e normalmente não dói, para ser realizado é necessário que a mulher não tenha tido relações sexuais, nem ter usado duchas e medicações nas últimas 48 horas, além disso, ela não pode estar menstruada.
Levando em conta o caráter preventivo do exame colpocitológico, o Laboratório Porto Medicina Diagnóstica está apto a auxiliar os médicos ginecologistas a fazerem o acompanhamento periódico das suas pacientes através de laudos claros e com rápido tempo de resposta.
Regras gerais para uma boa coleta:
- Identificar a lâmina a lápis com as iniciais do nome da paciente;
- Coletar do canal endocervical com a escovinha apropriada;
- Coletar do fundo de saco e região ectocervical com espátula de Ayre;
- Realizar o esfregaço de ambas as regiões em apenas um dos lados da lâmina com firmeza;
- Fixar imediatamente, em até 30 segundos. Após esse período as células ressecam e se tornam inadequadas ao exame
Formas de fixação:
- Fixador líquido em gotas: pingar uma gota sobre o esfregaço e homogeneizar a lâmina com movimentos lentos;
- Fixador em spray: borrifar em toda extensão do esfregaço a 10 cm de distância da lâmina;
- Fixação em frasco com álcool a 90%: observar se o esfregaço está todo submerso no líquido e se o frasco foi corretamente fechado/vedado. Recomendamos embalar individualmente os frascos após a coleta, fechando bem com um nó, a embalagem plástica que é fornecida pelo laboratório, no intuito de proteger a requisição e guia de convênio no caso de ocorrer vazamento do álcool no transporte. Este tipo de fixação não é preferencialmente recomendada pelo laboratório. Além da possibilidade de vazamento de álcool durante o transporte, pode ocorrer evaporação do conteúdo, principalmente em dias quentes em frascos semi-abertos e existe a inconveniência do peso do material para o transporte em lotes
ENVIAR AO LABORATÓRIO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL
Sinonímia: Colpocitologia, Exame Preventivo, Papanicolaou, Citologia Oncótica
Acondicionamento: Manter a temperatura ambiente por no máximo 10 dias, e longe da luz.
A coleta é sempre realizada pelo médico ou um profissional da área da saúde treinado, ou no próprio laboratório. Caso pretenda realizar colposcopia, coletar a amostra antes da aplicação do ácido acético ou de iodo. Não efetuar exame digital (toque) ou assepsia prévia. A presença de sangue (não menstrual) ou de conteúdo vaginal, pode interferir nos resultados da citologia. Remover com algodão ou gaze o excesso de muco na região. Introduzir toda escova no canal endocervical e rodá-la 3-5 vezes no sentido horário. A seguir, escovar a ectocérvice e se desejar as paredes vaginais. Imediatamente após a coleta, inserir a escova no tubo, dentro da solução. Utilizar somente o Kit fornecido pelo laboratório. Soltar a haste da escova, fechar o tubo e agitar o coletor 30 segundos para homogeneizar a amostra.
Orientações à paciente
Evitar relação sexual por 3 dias, não estar menstruada, utilizar ducha ou creme vaginal na última semana.
Principais aplicações clínicas
O exame visa detectar lesões de natureza pré-maligna e maligna do colo uterino. É possível diagnosticar anormalidades epiteliais escamosas e glandulares, agentes infecciosos, como bactérias, fungos, parasitas e vírus, alterações epiteliais ocasionadas por agressão ao epitélio, alterações inflamatórias crônicas e agudas, dentre outras.
Com esta amostra, é possível realizar pesquisa de HPV, Gonococo, Clamídia, Ureaplasma, Micoplasma, utilizando-se métodos moleculares.
ENVIAR AO LABORATÓRIO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL
Sinonímia: Exame preventivo – Papanicolaou – Prevenção do câncer cervical- Meio Líquido
Acondicionamento: Manter a temperatura ambiente e longe da luz. A viabilidade da amostra é de 15 dias.
- Identificar a lâmina a lápis com as iniciais do nome da paciente;
- Coletar do canal endocervical com a escovinha apropriada (para uma boa análise de variações hormonais é recomendado que seja incluida a coleta do 1/3 superior da parede lateral da vagina);
- Coletar do fundo de saco e região ectocervical com espátula de Ayre;
- Realizar o esfregaço de ambas as regiões em apenas um dos lados da lâmina com delicadeza;
- Fixar imediatamente, em até 30 segundos. Após esse período as células ressecam e se tornam inadequadas ao exame
Formas de fixação:
- Fixador líquido em gotas: pingar uma gota sobre o esfregaço e homogeneizar a lâmina com movimentos lentos;
- Fixador em spray: borrifar em toda extensão, a 10 cm de distância da lâmina;
- Fixação em frasco com álcool a 90%: observar se o esfregaço está todo submerso no líquido e se o frasco foi corretamente fechado/vedado. Recomendamos embalar individualmente os frascos após a coleta, fechando bem com um nó, a embalagem plástica que é fornecida pelo laboratório, no intuito de proteger a requisição e guia de convênio no caso de ocorrer vazamento do álcool no transporte. Este tipo de fixação não é preferencialmente recomendado pelo laboratório. Além da possibilidade de vazamento de álcool durante o transporte, pode ocorrer evaporação do conteúdo, principalmente em dias quentes em frascos semi-abertos e existe a inconveniência do peso do material para o transporte em lotes;
ENVIAR AO LABORATÓRIO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL
Sinonímia: Colpocitologia, exame preventivo, Papanicolaou, citologia oncótica
Acondicionamento: Manter a temperatura ambiente por no máximo 30 dias, e longe da luz.
Para uma boa análise de variações hormonais, além das instruções de rotina, é recomendado que seja incluída a coleta do 1/3 superior da parede lateral da vagina.